Quantcast
Channel: Casamento e Maternidade » receita
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Receita: Bolo Red Velvet

$
0
0

red velvet

*Texto escrito pela colaboradora Julie

No dia 24 de Fevereiro realiza-se em Los Angeles a 85ª Festa de entrega do Oscar. Para quem gosta de filmes e festas essa é uma ótima oportunidade de unir as duas coisas de forma pra lá de Glamourosas.

Nós mulheres adoramos a cerimônia, mas gostamos mesmo é do “tapete vermelho”, ou melhor, a pré-cerimônia onde podemos ver nossos atores e atrizes favoritas em trajes de gala. Por ele desfilam as tendências da moda, de maquiagem, sapatos e de joalheria em padrões internacionais. Sim…O “tapete vermelho” dita moda.

Falando em vermelho, essa conversa acabou me lembrando de uma receita que eu sempre achei interessante: O Bolo Red Velvet, que traduzindo ao pé da letra seria “veludo vermelho”.

Pouco conhecido no Brasil, mas muito famoso, principalmente nos Estados Unidos, o “Red Velvet Cake”(também pode ser feito na versão cupcake) é muito apreciado e consta na maioria dos cardápios de Delis, restaurantes e cupcakerias, até as mais famosas como a Magnólia Bakery tem a sua versão para a “intrigante” receita. A massa desse bolo fica numa cor vermelho bem viva e vibrante e a sua cobertura geralmente é bem branquinha o que resulta em um contraste para lá de bonito.

Algumas pessoas rejeitam o bolo (bem como o bolo arco irís) porque para obter essa cor vibrante tão característica ele atualmente leva corante alimentício na cor vermelho.

Historicamente o tom vermelho da massa era atingido por uma reação química entre vinagre, “buttermilk” e chocolate/cacau natural o que deixava a receita bem úmida, leve e fofa. Na época da Segunda Guerra, quando os alimentos foram racionados, os padeiros passaram então a usar beterraba cozida para realçar a cor da  massa e manter o padrão e a umidade. Quando veio a época da grande depressão é que uma empresa texana passou a fabricar o corante vermelho e desde então ele faz parte da receita. Tornou-se popular nos anos 20 quando servido no hotel novayorkino Waldorf-Astoria. A Receita voltou para moda em 1989 quando apareceu no filme “Flores de Aço”(Steel Magnolias) onde o bolo do noivo é um Red Vevelt em forma de Tatu.

Por ter uma massa bem úmida ele geralmente dispensa recheio.

red velvet1

Receita da Marta Stewart
Ingredientes
2 1/2 xícaras de farinha com fermento peneiradas
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
1 colher de chá de sal
1 1/2 xícaras de açúcar
1 1/2 xícaras de óleo vegetal
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1/2 colher de chá de corante alimentar vermelho em gel
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de Buttermilk
1 1/2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de vinagre branco destilada
1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Fazer
1.Pré-aqueça o forno a 350 graus.
2.Misture a farinha, bolo, cacau e sal.
3.Com a batedeira em velocidade média-alta, misture o açúcar e o óleo até ficar bem batido.
Adicione os ovos, um de cada vez, batendo até que cada um esteja incorporado á massa, raspando os lados da bacia se necessário.
4.Misture o corante e baunilha.
5.Reduza a velocidade da batedeira.
6.Adicione a mistura de farinha em três lotes diferentes, alternando com duas adições de Buttermilk, e mexendo bem após cada adição.
7.Misture o bicarbonato de sódio e vinagre em uma tigela pequena (ATENÇÃO: Vai Espumarum pouco nesse momento).
8.Adicione a mistura à massa e misture em velocidade média por 10 segundos.
9.Se for fazer um bolo inteiro é só derramar a massa na assadeira e levar o bolo ao forno.Leva em média de 35 á 40 minutos(de acordo com o seu forno). Sempre faça o teste do palito para saber se ele esta uniformemente assado.
Caso opte por fazer cupcakes,coloque 2/3 da massa nas forminhas apropriadas e leve ao forno. No caso dos cupcakes deve levar uns 20 minutos(depende do seu forno) até eles estarem prontos(Fazer o teste do palito)

Observação sobre o buttermilk: 

Buttermilk é chamado de leitelho no Brasil, e é um resíduo da fabricação da manteiga.
O buttermilk é usado para receitas que pedem uma textura mais leve, que eu saiba, não temos buttermilk à venda facilmente no Brasil. Mas, é super fácil fazer um substituto perfeito:Para 1 xícara de buttermilk, coloque 1 colher de sopa de vinagre branco em um recipiente graduado e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.

Cobertura Cream Cheese

Rendimento: cobre um bolo ou 12 cupcakes

Ingredientes

50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

150g de cream cheese em temperatura ambiente (1 potinho)

100g de chocolate branco derretido e frio

300g de glaçúcar

1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo

1 Na batedeira em velocidade alta e usando o batedor tipo folha (se não tiver vai de balão mesmo), bata a manteiga com o cream cheese até que estejam bem incorporados.

2.Junte o chocolate e a baunilha e bata até agregá-los a mistura.

3. Acrescente as colheradas o açúcar e bata em velocidade média alta até que a mistura esteja leve e fofa (Uns 5-8 minutos)

4. Leve a geladeira por 15 minutos e depois coloque as colheras em cima do cupcake.
Se quiser pegue um pedacinho da massa do cupcake e esfarele sobre ele para dar um charminho. É uma cobertura extremamente macia e pode ser usada com bico porém eu não aconselho para voltinhas super altas. Se optar por usar bico depois de decorar os cupcakes leve-os para a geladeira por 20 minutos só para firmar a cobertura.

 

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images